Normalmente, é equipada com um motor a gasolina de dois ou quatro tempos, embora também existam modelos elétricos, que transmitem energia para a roda traseira através de transmissão secundária (corrente, ou correia). A condução é realizada pela articulação da roda dianteira (que roda ao longo de um eixo vertical) controlada por um guiador em que estão instalados os dispositivos necessários para o controle da mini mota: manetes travão, embraiagem, interruptores de as luzes, etc.
O chassi, que pode ser simples, com chapa multifuncional, estampada, dupla viga, monocasco, etc., geralmente é construído de preferência em aço ou alumínio, em casos raros em magnésio, carbono ou titânio. A rigidez e a geometria do chassi são vitais para a sua estabilidade. Normalmente, a rigidez necessária depende da potência do motor e das características dinâmicas. A maioria das mini motas está equipada com suspensões regulaveis, para manter as rodas em contato com o solo o maior tempo possível ao passar por irregularidades e aumentar o conforto de condução.
Os travões são essenciais para parar a mini mota. Geralmente são fixados à suspensão dianteira ou apoiados na escora traseira, e são acionados por uma manete no guiador ou uma alavanca de travão traseira de pé. Existem 2 tipos de travagem, os travões de tambor e os travões de disco, os primeiros já não muito usados funcionam com um tambor na jante onde as maxilas atuam no seu interior, já os travões de disco são os mais utilizados pois alem de oferecer uma maior e melhor travagem trabalham no exterior com uma pinça movel alem disso estando no exterior permitem dissipar melhor o calor gerado na travagem.
Algumas mini motas têm carenagens, que serve para proteger o piloto do vento e favorecer a velocidade máxima por aerodinâmica melhorada. Na curvagem, a mini mota permanece reta e mantém a estabilidade na curva graças ao efeito giroscópico das rodas. O diâmetro nas rodas pode ser entre 21 “Polegadas, todo-o-terreno ou enduro e 8” mini motas, e uma largura entre 5 cm a 210 mm, a diferença mais importante em relação a outros veículos é a relação peso / potência, isso caracteriza a mini mota em termos de aceleração e travagem apurando o seu comportamento final